Labio Leporino e Fenda Palatina

     O lábio leporino é uma abertura na região do lábio ou palato, ocasionada pelo não fechamento dessas estruturas, que ocorre entre a quarta e a décima semana de gestação. Fatores ambientais, tais como drogas, remédios, fungos, produtos químicos, deficiência de acido fólico e outras vitaminas podem interferir no fechamento normal do palato e também no desenvolvimento dos lábios da criança.  De todos os defeitos congênitos, o lábio leporino e/ou fenda palatina é um dos mais comuns.
          Atualmente, através de ultrassom, o lábio leporino pode ser diagnosticado antes mesmo do parto. Assim os pais podem ser preparados para receber a criança e também orientados sobre o tratamento. 
        
          A fenda Palatina ocorre quando o palato (o céu da boca) não se fecha completamente. Assim como o lábio leporino, apresenta graus bem variados de intensidade, que vão de uma pequena abertura no chamado palato mole à quase separação completa do céu da boca.
          Estas fendas podem atingir apenas um lado do lábio, os dois lados ou, ainda, lábio e palato. As fissuras no palato permitem uma ligação entre o canal oral e nasal.
          Os estudos comprovam que 50% das crianças que nascem com lábio leporino também apresentam a fenda palatina. Essas duas anomalias podem acontecer juntas ou separadas, e afetam uma a cada 700 crianças, sendo mais freqüentes entre crianças asiáticas e índias americanas. Nas crianças afro-americanas a incidência de casos de lábio leporino é significativamente menor. É importante mencionar que crianças que nascem com lábio leporino ou fenda palatina não apresentam necessariamente nenhum outro problema físico ou mental.

12


1- Lábio Leporino / Fenda Palatina unilateral esquerda
2- Lábio Leporino / Fenda Palatina bilateral