Algumas Dúvidas....

Que dificuldades têm um bebê que nasce com fissura palatina?            

          As pessoas que nascem com fissura lábio palatina são seres normais, como todos nós, com uma pequena diferença que é a fenda (abertura) no lábio e no palato. Uma vez corrigidas as fendas do lábio e palato a vida é normal. Há uma pequena dificuldade inicial para o aleitamento, para a fala, para o posicionamento dos dentes, mas tudo isto tem tratamento no seu devido tempo permitindo perfeita integração na sociedade.
          O aprendizado da fala também pode ser um problema, e terapia da fala (fonoterapia) com fonoaudiólogas pode ser iniciada bem cedo. Mesmo quando a cirurgia é bem sucedida e palato leporino fechado, o encurtamento ou a falta de movimento do palato pode resultar numa fala anormalmente nasalisada.  Outras operações são projetados para corrigir este tipo de problema, caso isso aconteça. 
          A aparência anormal do nariz associada com lábio leporino geralmente melhora significativamente quando o lábio é reparado, no entanto, a cirurgia nasal normalmente é necessária para melhorar a simetria e a aparência do nariz.
         Se a fenda passa através da linha da gengiva, pode ser necessário então um enxerto ósseo para a maxila, por um ortodontista, para permitir o alinhamento correto dos dentes permanentes. Isso geralmente é feito mais tarde no curso da fissura.
         Independente da reparação bem sucedida das fendas, há potenciais problemas relacionados que podem acontecer. Por isso é fundamental continuar, a longo prazo, o acompanhamento com sua equipe médica, para que todos os problemas de desenvolvimento com a audição, fala, oclusão dentária, o crescimento facial, e a aparência possam ser detectados precocemente e tratados adequadamente. Por causa de problemas com o crescimento facial, alguns procedimentos de correção definitiva para o nariz e os ossos faciais são melhores se adiados até a adolescência. 


O lábio dele está ressecando, é normal?

          Sim, pelo fato de permanecer aberto, o lábio resseca e pode formar uma espécie de “pelinha” na parte vermelha do lábio (chamada vermelhão). Deve-se passar um pedaço de algodão com água e aos poucos ir hidratando e removendo esta “pelinha”. A hidratação pode ser mantida com alguma pomada ou creme hidratante ou manteiga de cacau.


Quantas cirurgias são necessárias?


Depende do tipo de fissura e do protocolo de tratamento do cirurgião ou do Centro de tratamento. Em linhas gerais:
-fissura só do lábio unilateral: uma.
-fissura só do lábio bilateral: uma ou duas.
-se tiverem fissura ampla na gengiva: mais uma (enxerto ósseo).
-fissura só do palato: uma (às vezes duas se a fissura for larga).
-fissura unilateral completa: três.
-fissura bilateral completa: cinco.
-fissuras do palato ficando com a voz fanhosa: mais uma.
-Após a adolescência se necessário: cirurgia óssea da face (ortognática) e cirurgia do nariz.

Meus filhos podem nascer com fissuras?


            Não necessariamente. A causa do nascimento de fissurados não está totalmente estabelecida (e talvez seja muito difícil chegar a esta conclusão). O aparecimento das fissuras é considerado decorrente de múltiplos fatores: ambientais e genéticos. Sob o ponto de vista genético está demonstrada uma alteração de um gene, dentre os milhares que nós temos, que pode se manifestar ocasionalmente e sem previsibilidade. Não é da forma que a população em geral entende como transmissão genética, isto é, pais de cabelos pretos geram filhos de cabelos pretos, pais de cabelo loiro geram filhos de cabelos loiros, pais de pele branca e pele negra geram filhos de pele morena, e assim por diante. A transmissibilidade genética das fissuras não se faz desta forma e é muito pouco provável que um dos pais com fissura possa gerar um filho também com fissura ou que pais que geraram um filho com fissura irão gerar o outro também com fissura.